Acompanhamento dos serviços

Veja algumas garantias proporcionadas pelo registro de títulos e documentos

ATENÇÃO: Toda vez que assinar um documento, exija uma via registrada em Títulos e Documentos. Você terá, entre outras, estas garantias:


a) Validade contra terceiros

A Lei Federal 6.015/73 estabelece, em seu artigo 129, um elenco de documentos que devem, obrigatoriamente, passar pelo Registro de Títulos e Documentos para que tenham validade contra terceiros. Entre eles: Contrato de Locação; Carta de Fiança; Locação de Serviços; Compra e Venda em Prestações; Alienação Fiduciária; Documentos em Língua Estrangeira; Quitações; Recibos; Contratos de Compra e Venda de Automóveis; Cessão de Direitos e Créditos; Sub-Rogação; Dação em Pagamento.

b) Credibilidade garantida

Registrando qualquer documento em Títulos e Documentos, você está dando publicidade à sua negociação. Ou seja, ninguém poderá alegar desconhecimento. É a credibilidade da sua empresa ou de sua atuação profissional que fica perpetuada. Um simples registro é fator determinante para dar credibilidade à sua negociação, pela segurança e eficácia que ele proporciona ao ato jurídico praticado.

c) Segurança total  e permanente

O registro de qualquer documento em Títulos e Documentos é a melhor segurança que você pode oferecer ao negócio realizado. Um verdadeiro seguro permanente contra roubo, incêndio, enchentes, etc. E você paga uma única vez para estar garantido pelo resto da vida.

d) Uma cópia a qualquer tempo

Qualquer documento registrado em Títulos e Documentos tem uma segurança incrível e permanente. Você não precisa mais se preocupar nem com o extravio da sua via, porque,  sempre a qualquer tempo, você pode obter uma cópia idêntica e com a fé pública de que o Cartório dispõe. Essa Certidão tem o mesmo valor do original em juízo ou fora dele.

e) Ganhe tempo, registrando rápido

O artigo 130 da Lei Federal 6.015/73 dá um prazo de 20 dias da data da assinatura do documento para que ele seja registrado em Títulos e Documentos. Após esse prazo, o documento só produzirá efeitos jurídicos a partir da data da apresentação. Esse é um motivo importante para que você não perca tempo e garanta a produção dos efeitos jurídicos desde a data em que o documento foi assinado.

f) O registro garante a conservação

Qualquer tipo de documento pode ser registrado em Títulos e Documentos para efeito de conservação, como determina o item VII, do artigo 127, da Lei Federal 6.015/73. Essa providência é válida também para os documentos pessoais, que ficam definitivamente protegidos contra extravio ou qualquer outra ocorrência.

g) Esteja atento aos detalhes

Para garantir a autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos, é fundamental que você registre todo e qualquer documento. E quando assinar um contrato, exija a sua via registrada em Títulos e Documentos. É bom saber que só o reconhecimento das firmas não dá a ninguém aquelas garantias, pois não há o registro do texto que é o mais importante. Somente com o registro em Títulos e Documentos, é que o texto ficará perpetuado.

h) O que é importante merece registro

É impossível negar a importância de qualquer documento. E se você levou em conta esses 8 bons motivos, por certo refletirá sobre as incríveis vantagens do registrar tudo. Afinal, se todo documento importante merece registro, não perca tempo em cuidar dos seus!!!

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul Notícias do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul